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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Comunicamos, logo estamos motivados e produzimos mais!


16/02/2015 | 16:41 |  Dinheiro Vivo
"Cerca de 90 por cento dos problemas das empresas giram em torno da comunicação ou da ausência desta". A citação é do guru norte-americano Peter Russel e encaixa perfeitamente no contexto empresarial português.
Uma grande parte daquilo a que habitualmente designamos de "equipa de trabalho" é, na verdade, comunicação. O que se constata é que da teoria à prática vai uma grande diferença.
No mercado de trabalho abundam exemplos de colaboradores que revelam profundo desconhecimento dos objetivos e indicadores, quer da empresa que representam quer do departamento em que se encontram inseridos. A este sintoma juntam-se inúmeros outros como, por exemplo, a falta de planeamento de tarefas ou mesmo promessas de ações a desenvolver que nunca chegam a ser executadas. O resultado é, com naturalidade, a desmotivação e a baixa produtividade.
O primeiro passo para desenvolver a comunicação ao nível da equipa de trabalho passa pela instituição de reuniões de grupo, ao estilo stand up meeting. Estas reuniões - que deverão ter uma frequência regular, uma agenda bem definida e ser pautada pela objetividade - serve para que a equipa de trabalho partilhe informações sobre indicadores, ações em curso e priorizem tarefas. Além de envolver os colaboradores, esta "medida" vai permitir às equipas melhorar os seus processos de trabalho. Os colaboradores sentir-se-ão mais envolvidos e motivados. E isso é sinónimo de produtividade.
Fonte: Dinheiro vivo - http://www.dinheirovivo.pt/guru/interior.aspx?content_id=4404198&page=-1
Publicado por: GRH1

Comentário
Na nossa opinião, hoje em dia as empresas preocupam-se demasiado com o estar feito e não como é feito. Por vezes , estas esquecem-se que os trabalhadores são pessoas e não meros recursos ( máquinas), baseiam-se no pensamento de "causa-efeito". Isto é, pensam que em troca de remuneração obtêm a máxima produtividade dos seus trabalhadores. Na realidade, os trabalhadores precisam muito mais do que a sua remuneração, sim este é um elemento fundamental, mas para além disso os trabalhadores precisam de segurança, compreensão etc. Por vezes, é necessário que os colaboradores se sintam integrados não só a nível profissional mas também a nível social e pessoal. Muitas empresas utilizam o trabalho em equipa como forma de alcançar os seus objetivos, o que se torna difícil se os colaboradores não estabelecerem relações formais, sendo ainda difícil se numa equipa não houver comunicação (a base de todas as relações). Do nosso ponto de vista, este é um elemento que os gestores ainda não exploraram de modo a unir os trabalhadores e a focá-los no mesmo objetivo com o intuito de melhorar o seu desempenho. Este texto, no entanto, apresenta algumas soluções para melhorar a comunicação nos trabalhos em equipa.
"O valor das pessoas, é muito mais do que monetário!" - GRH1

Um comentário:

  1. Direi ainda que criar uma equipe motivada exige do líder uma transparência no incentivo, seus colaboradores precisam sentir que independente das dificuldades enfrentadas durante o trabalho, todos estão animados para concluir com êxito a tarefa. Além disso, mostrarinteresse e preocupação com as atividades de seu subordinado fazem esse laço entre líder e colaborador se estreitar proporcionando uma maior produtividade. Contudo, nunca esquecer de que gratificações, aumentos de salários e outros bônus sempre são validos para levantar o ânimo e a eficiência do colaborador.


    José Monteiro (grh6)

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