Os sistemas de recompensa são diferenciadores para o nível
de motivação e satisfação dos trabalhadores mas, também, para avaliar o
empregador.
Conseguir, em tempos de crise, que os trabalhadores actuem
de modo eficiente e eficaz, constituindo uma mais-valia para o alcance dos
objectivos das organizações, implica um esforço redobrado na implementação de
medidas estratégicas e competitivas que contribuam para a sua satisfação e
motivação.
Aceite como válido que as pessoas abandonam as chefias e não
as organizações, constitui-se como preocupação de qualquer gestor dotar-se de
condições que fomentem a motivação e o sentimento de pertença dos seus
colaboradores e potencie o aproveitamento do potencial que cada um detém.
Com um propósito específico de orientar o desempenho
individual para o cumprimento dos objectivos organizacionais e em conjunto com
o salário e as promoções, o sistema de recompensas e benefícios complementares
constitui um dos principais factores de motivação. O desenvolvimento e
implementação de um sistema de recompensas é um processo complexo que deve ser
desenvolvido de forma progressiva e cuidada, atendendo aos objectivos e
características quer individuais quer organizacionais. Com diferentes lógicas,
podem-se construir sistemas de recompensa baseados em paradigmas de quantidade,
qualidade ou esforço e desenvolvimento, sendo que na sua implementação é
essencial a adequação à cultura e objectivos organizacionais.
(...)
Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/recompensas_reconhecimento_e_motivaccedilatildeo.html
Publicado por: GRH1
Comentário:
Na nossa opinião, este artigo retrata as difíceis fases que
os lideres das organizações tiveram que ultrapassar nos inícios da crise de que
fomos sujeitos, isto porque as organizações viram os seus subordinados não
serem tão eficientes e eficazes no seu posto de trabalho, e sendo assim é
necessário definir estratégias de motivação que contribuam para superar tais
problemas. Tal como foi leccionado nas aulas, a motivação é algo importante
para as organizações, no sentido de extrair todo o talento dos seus trabalhadores,
contudo, é referido que se deve motivar individualmente através do aumento de
salários, atribuição de viaturas e telemóveis, no entanto, caso estas
recompensas sejam dadas de forma diferente pode levar a que os trabalhadores
comecem a preocupar-se com o seu reconhecimento pessoal abdicando dos objetivos
da organização. Se as recompensas/benefícios forem em equipa e não de forma
individual, os colaboradores começarão a pensar como um só, de modo a alcançar
os objetivos das organizações.
"O valor das pessoas, é muito mais do que
monetário" - GRH1
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