Translate

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Recompensas, reconhecimento e motivação

Os sistemas de recompensa são diferenciadores para o nível de motivação e satisfação dos trabalhadores mas, também, para avaliar o empregador.

Conseguir, em tempos de crise, que os trabalhadores actuem de modo eficiente e eficaz, constituindo uma mais-valia para o alcance dos objectivos das organizações, implica um esforço redobrado na implementação de medidas estratégicas e competitivas que contribuam para a sua satisfação e motivação.

Aceite como válido que as pessoas abandonam as chefias e não as organizações, constitui-se como preocupação de qualquer gestor dotar-se de condições que fomentem a motivação e o sentimento de pertença dos seus colaboradores e potencie o aproveitamento do potencial que cada um detém.

Com um propósito específico de orientar o desempenho individual para o cumprimento dos objectivos organizacionais e em conjunto com o salário e as promoções, o sistema de recompensas e benefícios complementares constitui um dos principais factores de motivação. O desenvolvimento e implementação de um sistema de recompensas é um processo complexo que deve ser desenvolvido de forma progressiva e cuidada, atendendo aos objectivos e características quer individuais quer organizacionais. Com diferentes lógicas, podem-se construir sistemas de recompensa baseados em paradigmas de quantidade, qualidade ou esforço e desenvolvimento, sendo que na sua implementação é essencial a adequação à cultura e objectivos organizacionais.
(...)

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/recompensas_reconhecimento_e_motivaccedilatildeo.html

Publicado por: GRH1


Comentário:

Na nossa opinião, este artigo retrata as difíceis fases que os lideres das organizações tiveram que ultrapassar nos inícios da crise de que fomos sujeitos, isto porque as organizações viram os seus subordinados não serem tão eficientes e eficazes no seu posto de trabalho, e sendo assim é necessário definir estratégias de motivação que contribuam para superar tais problemas. Tal como foi leccionado nas aulas, a motivação é algo importante para as organizações, no sentido de extrair todo o talento dos seus trabalhadores, contudo, é referido que se deve motivar individualmente através do aumento de salários, atribuição de viaturas e telemóveis, no entanto, caso estas recompensas sejam dadas de forma diferente pode levar a que os trabalhadores comecem a preocupar-se com o seu reconhecimento pessoal abdicando dos objetivos da organização. Se as recompensas/benefícios forem em equipa e não de forma individual, os colaboradores começarão a pensar como um só, de modo a alcançar os objetivos das organizações.


"O valor das pessoas, é muito mais do que monetário" - GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário