Entrevista a António Reffóios
O factor humano é essencial
Na Nestlé Portugal há uma genuína preocupação em tratar bem
os 1850 colaboradores. Quem o garante é António Reffóios,
administrador-delegado e director-geral da Nestlé Portugal.
Estudos confirmam que um terço dos portugueses pensa que a
Nestlé é uma empresa nacional. Umas das explicações possíveis é a reputação e a
proximidade da marca aos clientes. A Nestlé está em Portugal em 11 categorias
de produtos, e é líder destacada em oito. Em 2011, os drivers de crescimento
situaram-se nas exportações e na inovação. «O respeito e a confiança passaram a
ser os elementos-chave das empresas, juntamente com a qualidade das pessoas e
dos produtos/ marcas. O reconhecimento de que o capital humano é importante,
está totalmente consagrado na forma como as pessoas são geridas na Nestlé»,
admite António Reffóios. O administrador delegado e director-geral da Nestlé
Portugal trabalha há 32 anos na empresa, numa relação de entrega absoluta.
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Publicado por: GRH1
Comentário:
Sabemos que em Portugal, a valorização dos colaboradores nas
empresas é apenas monetária. Consideram que em troca de remuneração, em termos
monetários, é o suficiente para manter os colaboradores motivados e para que
eles atinjam os objetivos propostos. No entanto, e tendo em conta este artigo,
podemos afirmar que existem excepções como é o caso da Nestlé Portugal que
considera que as pessoas são o bem mais importante e valioso de uma empresa. António
Reffóios, deposita grande confiança nas pessoas que trabalham na Nestlé e sabe
que se os tratar como gostaria de ser tratado só terá benefícios. O
diretor-geral pensa de forma sistémica na gestão de pessoas. Entende que um
aumento salarial não muda os comportamentos das pessoas, nem as faz mais
felizes porque o mais importante é o ambiente de trabalho,é uma cultura de
qualidade e são as relações informais, "valores" muito acima da
remuneração. O administrador-delegado tenta, sempre que possível,preocupar-se
em promover e garantir um ambiente de trabalho estável e seguro que mantém as
pessoas protegidas. Preocupa-se ainda em tratar bem as pessoas e dar-lhes tudo
o que precisam para que se sintam "em casa". E não só, interessa-se
também pelas capacidades intelectuais dos seus colaboradores, e para torná-los
melhores e mais eficazes aposta fortemente na vertente educacional, isto é, na
formação, que é uma variável cada vez mais indispensável nas empresas e que
garante e promove a coesão social, possível entre pessoas com competências
similares.
A Nestlé apreende que a avaliação de desempenho é um aspeto
muito importante, pois trata-se de melhorar o desempenho por via de autonomia e
confiança e de focar as pessoas para o resultado e trabalho coletivo :
"A avaliação é um elemento essencial, até em termos da
própria segurança do colaborador, por uma razão óbvia: os colaboradores têm uma
história, um registo que lhes transmite uma certa segurança. Quando um
colaborador passa de bestial a besta é, eventualmente, o avaliador que tem um
problema..!"
Numa empresa, quando o gestor considera que se o colaborador
passa de bestial a besta e o problema é do avaliador, notamos imediatamente
questões como valorização e preocupação em garantir o bem estar dos colaboradores.
Por fim, os gestores assumem as pessoas como uma solução
para os seus problemas, no entanto não sabem como lidar e o que fazer com esse
recurso. Procuram quantidade, mas principalmente qualidade. Mas para ter
qualidade, é necessário ter pessoas motivadas, satisfeitas, felizes, estáveis,
seguras. Só assim se pode garantir um bom desempenho profissional e uma maior
facilidade para atingir os objetivos. Podemos afirmar de forma convicta que o
modelo de gestão de pessoas na Nestlé, é um exemplo a seguir.
"O valor das pessoas é muito mais do que
monetário" - GRH1
Excelente escolha para o blog. É importante salientar os fatores humanos dentro de uma organização, o que é, bastantes vezes, desvalorizado.
ResponderExcluirContinuem o bom trabalho colegas.