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segunda-feira, 2 de março de 2015

O factor humano é essencial

Entrevista a António Reffóios
O factor humano é essencial

O factor humano é essencial

Na Nestlé Portugal há uma genuína preocupação em tratar bem os 1850 colaboradores. Quem o garante é António Reffóios, administrador-delegado e director-geral da Nestlé Portugal.

Estudos confirmam que um terço dos portugueses pensa que a Nestlé é uma empresa nacional. Umas das explicações possíveis é a reputação e a proximidade da marca aos clientes. A Nestlé está em Portugal em 11 categorias de produtos, e é líder destacada em oito. Em 2011, os drivers de crescimento situaram-se nas exportações e na inovação. «O respeito e a confiança passaram a ser os elementos-chave das empresas, juntamente com a qualidade das pessoas e dos produtos/ marcas. O reconhecimento de que o capital humano é importante, está totalmente consagrado na forma como as pessoas são geridas na Nestlé», admite António Reffóios. O administrador delegado e director-geral da Nestlé Portugal trabalha há 32 anos na empresa, numa relação de entrega absoluta.


Continuar a ler: http://hrportugal.pt/2012/08/14/o-factor-humano-e-essencial/

Publicado por: GRH1

Comentário:

Sabemos que em Portugal, a valorização dos colaboradores nas empresas é apenas monetária. Consideram que em troca de remuneração, em termos monetários, é o suficiente para manter os colaboradores motivados e para que eles atinjam os objetivos propostos. No entanto, e tendo em conta este artigo, podemos afirmar que existem excepções como é o caso da Nestlé Portugal que considera que as pessoas são o bem mais importante e valioso de uma empresa. António Reffóios, deposita grande confiança nas pessoas que trabalham na Nestlé e sabe que se os tratar como gostaria de ser tratado só terá benefícios. O diretor-geral pensa de forma sistémica na gestão de pessoas. Entende que um aumento salarial não muda os comportamentos das pessoas, nem as faz mais felizes porque o mais importante é o ambiente de trabalho,é uma cultura de qualidade e são as relações informais, "valores" muito acima da remuneração. O administrador-delegado tenta, sempre que possível,preocupar-se em promover e garantir um ambiente de trabalho estável e seguro que mantém as pessoas protegidas. Preocupa-se ainda em tratar bem as pessoas e dar-lhes tudo o que precisam para que se sintam "em casa". E não só, interessa-se também pelas capacidades intelectuais dos seus colaboradores, e para torná-los melhores e mais eficazes aposta fortemente na vertente educacional, isto é, na formação, que é uma variável cada vez mais indispensável nas empresas e que garante e promove a coesão social, possível entre pessoas com competências similares.

A Nestlé apreende que a avaliação de desempenho é um aspeto muito importante, pois trata-se de melhorar o desempenho por via de autonomia e confiança e de focar as pessoas para o resultado e trabalho coletivo :

"A avaliação é um elemento essencial, até em termos da própria segurança do colaborador, por uma razão óbvia: os colaboradores têm uma história, um registo que lhes transmite uma certa segurança. Quando um colaborador passa de bestial a besta é, eventualmente, o avaliador que tem um problema..!"

Numa empresa, quando o gestor considera que se o colaborador passa de bestial a besta e o problema é do avaliador, notamos imediatamente questões como valorização e preocupação em garantir o bem estar dos colaboradores.

Por fim, os gestores assumem as pessoas como uma solução para os seus problemas, no entanto não sabem como lidar e o que fazer com esse recurso. Procuram quantidade, mas principalmente qualidade. Mas para ter qualidade, é necessário ter pessoas motivadas, satisfeitas, felizes, estáveis, seguras. Só assim se pode garantir um bom desempenho profissional e uma maior facilidade para atingir os objetivos. Podemos afirmar de forma convicta que o modelo de gestão de pessoas na Nestlé, é um exemplo a seguir.

"O valor das pessoas é muito mais do que monetário" - GRH1

Um comentário:

  1. Excelente escolha para o blog. É importante salientar os fatores humanos dentro de uma organização, o que é, bastantes vezes, desvalorizado.
    Continuem o bom trabalho colegas.

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