Translate

segunda-feira, 2 de março de 2015

Recursos Humanos: Trabalhadores com menos habilitações são os mais satisfeitos

“Lisboa, 11 mai (Lusa) -- Os trabalhadores com menos habilitações literárias são os que manifestam maior grau de satisfação no local de trabalho, por oposição aos que detém qualificação superior, segundo o último relatório do Observatório Nacional dos Recursos Humanos (ONRH).
O estudo, que será apresentado esta tarde em Lisboa, mede doze índices e em 2010 quase todos registaram um decréscimo no valor médio face a 2009. Medidos pelo ONRH, todos registaram um decréscimo no valor médio face a 2009.
Ao nível da satisfação, uma das dimensões centrais do modelo, a análise indica que os colaboradores mais jovens (18 a 25 anos) são os que apresentam um valor médio de satisfação mais elevado, assim como os que estão há menos tempo nas empresas uma vez que os que trabalham há mais de 20 anos na organização apresentam os mais baixos níveis médios de satisfação.”

Publicado por: GRH1

Comentário:

A motivação é um dos elementos mais importantes numa organização, tal como a forma como os líderes comunicam com os seus subordinados. Normalmente as pessoas mais motivadas no trabalho são as que independentemente da atividade que desempenham, nos conseguem transmitir o gosto e a felicidade que sentem no seu posto de trabalho.
Segundo o artigo acima mencionado os trabalhadores com menos habilitações são os mais motivados, isto pode estar relacionado com o facto de eles terem maior confiança dos seus superiores, de terem maior capacidade de liberdade para a realização de tarefas, bem como o facto de eles possuírem mais conhecimento técnico do que teórico, juntamente com isto mostrando a sua vontade de realizar as tarefas, as empresas poderão formá-los no sentido de os tornar mais capacitados, pois hoje em dia mais importante do que o saber, é o saber fazer.
Outro ponto focado pela notícia é a questão das idades e dos anos de trabalho. Como podemos concluir os mais novos apresentam níveis de felicidade mais elevados, isto pode resumir-se no facto de eles estarem a começar a aprender uma nova atividade, também os trabalhadores mais recentes se mostram também se mostram mais motivados, pois estão naquele posto há menos tempo, e assim sendo, ainda têm a sensação de “novidade”.

“O valor das pessoas, é mais do que monetário” – GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário