O feedback quando empregado de forma
correta ajuda a reter talentos, aprimorar a mão de obra existente, aumentar a
motivação da equipe e do profissional.
Atualmente
as organizações tem tentado motivar seus talentos, estudando formas de
remuneração indireta, prémios, benefícios porém com a chegada dos profissionais
da geração Y o mercado tem feito a seguinte pergunta: Será que isso é o
suficiente para atrair e reter os talentos? Devido a dificuldade em encontrar
ferramentas de atração e retenção uma ferramenta crucial vem aparecendo e mostrando
sua importância, o feedback.
Feedback é
uma palavra de origem inglesa que significa, retorno, retroalimentação, por
isso surge como uma ferramenta muito poderosa na retenção e até mesmo
construção de talentos, em algumas organizações ele é utilizado de maneira
bastante
consistente,
em outras porém ele quase nunca é utilizado e se utilizado,é de forma incorreta
trazendo mal entendidos e mal estar individual, causando muitas vezes
demissões. O feedback quando empregado de forma correta ajuda a reter talentos,
aprimorar a mão de obra existente,aumentar a motivação da equipe e do
profissional, muitos profissionais necessitam desse retorno a respeito do seu
desempenho, é bastante comum vermos profissionais sendo demitidos e não
entendem o porquê, pois
sempre
faziam o seu trabalho, ou outros pedindo demissão por não se sentirem
importantes para organização. Diferente da geração anterior que se mantinham em
suas empresas por anos somente pelo salário e fidelidade à organização, os
chamados geração Y estão sempre em busca de evolução profissional, para eles a
qualidade de vida se torna mais importante que salários e benefícios, esse
jovem profissional busca ser parte do todo, ser importante, fazer algo que ele
possa se orgulhar, essa geração não quer realizar uma tarefa pelo simples fato
de tem que ser feito e sim, porquê é muito importante que ele faça, sentir-se
como só mais um que não agrega valor para organização, fazendo com que esses
profissionais busquem novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento
profissional.
Publicado
por: GRH1
Comentário:
Os gestores
precisam de compreender que o feedback deve ser bem empregue para uma melhor
retenção dos talentos, tendo cuidado para não exagerar e acabar por afectar o
ego do colaborador tornando-o insatisfeito. Um feedback bem feito é aquele em
que o colaborador sabe e sai com a total consciência de que os pontos abordados
são justos, no caso de um feedback negativo, no feedback positivo ele deve sair
da reunião com orgulho, porém sabendo que ainda pode melhorar, por outro lado
os gestores também devem estar dispostos a receberem esse feedback da equipa.
“O valor das
pessoas, é mais do que monetário.” – GRH1
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