Translate

sábado, 16 de maio de 2015

A importância do feedback para a motivação e retenção de talentos

O feedback quando empregado de forma correta ajuda a reter talentos, aprimorar a mão de obra existente, aumentar a motivação da equipe e do profissional.

Atualmente as organizações tem tentado motivar seus talentos, estudando formas de remuneração indireta, prémios, benefícios porém com a chegada dos profissionais da geração Y o mercado tem feito a seguinte pergunta: Será que isso é o suficiente para atrair e reter os talentos? Devido a dificuldade em encontrar ferramentas de atração e retenção uma ferramenta crucial vem aparecendo e mostrando sua importância, o feedback.
Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa, retorno, retroalimentação, por isso surge como uma ferramenta muito poderosa na retenção e até mesmo construção de talentos, em algumas organizações ele é utilizado de maneira bastante
consistente, em outras porém ele quase nunca é utilizado e se utilizado,é de forma incorreta trazendo mal entendidos e mal estar individual, causando muitas vezes demissões. O feedback quando empregado de forma correta ajuda a reter talentos, aprimorar a mão de obra existente,aumentar a motivação da equipe e do profissional, muitos profissionais necessitam desse retorno a respeito do seu desempenho, é bastante comum vermos profissionais sendo demitidos e não entendem o porquê, pois
sempre faziam o seu trabalho, ou outros pedindo demissão por não se sentirem importantes para organização. Diferente da geração anterior que se mantinham em suas empresas por anos somente pelo salário e fidelidade à organização, os chamados geração Y estão sempre em busca de evolução profissional, para eles a qualidade de vida se torna mais importante que salários e benefícios, esse jovem profissional busca ser parte do todo, ser importante, fazer algo que ele possa se orgulhar, essa geração não quer realizar uma tarefa pelo simples fato de tem que ser feito e sim, porquê é muito importante que ele faça, sentir-se como só mais um que não agrega valor para organização, fazendo com que esses profissionais busquem novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.


Publicado por: GRH1

Comentário:

Os gestores precisam de compreender que o feedback deve ser bem empregue para uma melhor retenção dos talentos, tendo cuidado para não exagerar e acabar por afectar o ego do colaborador tornando-o insatisfeito. Um feedback bem feito é aquele em que o colaborador sabe e sai com a total consciência de que os pontos abordados são justos, no caso de um feedback negativo, no feedback positivo ele deve sair da reunião com orgulho, porém sabendo que ainda pode melhorar, por outro lado os gestores também devem estar dispostos a receberem esse feedback da equipa.


“O valor das pessoas, é mais do que monetário.” – GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário