Translate

sábado, 16 de maio de 2015

Como contratar os melhores talentos

A ausência de profissionais qualificados em um cenário de crise de longo prazo, como essa que se desenha agora no país, levanta o sinal amarelo dentro da organização. Por isso a tendência é que, agora, as empresas tentem manter seus quadros inalterados, investindo em melhoria salarial, políticas de benefícios, e capacitação de pessoas.
A questão é que formar um bom time começa na contratação, e é aí onde a maior parte das empresas peca. Seja por pressa, ou por não contar com auxílio de um profissional especializado, a conta de uma contratação errada é sempre cara. Confira abaixo quatro atitudes fundamentais que podem fazer a diferença no momento de contratar e reter talentos na empresa:
1. Seleção sem pressa
É preciso antes de tudo avaliar o perfil de cada candidato antes de efetivar uma contratação. O ideal é começar avaliando a aderência do perfil do profissional à cultura organizacional da empresa, e se os objetivos profissionais e pessoais estão alinhados com os rumos da empresa.
2. Estabeleça as regras do jogo
Um dos problemas da pressa na hora de contratar é não estabelecer de forma clara e transparente quais são as atribuições, deveres e direitos do profissional.
3. Faça as perguntas certas
O mais importante: ouvir o profissional na entrevista. É preciso preparar-se para fazer as perguntas certas, e tentar compreender uma série de fatores importantes para a contratação, que vai desde o comportamento desse profissional, até seu estilo de trabalho.
4. O comportamento é o aspeto mais importante
Não importa quais sejam as habilidades técnicas do profissional que você quer contratar: se ele não tiver as habilidades comportamentais necessárias para integrar-se à sua cultura organizacional, não vale a pena contratar.


Publicado por: GRH1

Comentário:

O recrutamento é uma das fases mais importantes para a empresa, pois é nesta fase onde se tentam reter os melhores talentos para a empresa e que possam atingir facilmente os objetivos propostos pela empresa. Este artigo basicamente apresenta um conjunto de fatores a ter em conta quando se está a contratar, como ter em atenção o perfil de candidato que se procura e ver se os objetivos do profissional estão de acordo com os da empresa. Há que ter atenção a todos os pormenores numa entrevista para captar os melhores talentos.


“O valor das pessoas, é mais do que monetário.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário