Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cientista de Dados Procura-se

Cientistas de dados e ‘data analysts’ são as novas terminologias que definem profissionais especializados em áreas como a análise de dados e de ‘big data’, considerados estratégicos para as empresas.
A procura por profissões relacionadas com a análise de dados é cada vez maior e mais complexa. Cientistas de dados e ‘data analysts' são as novas terminologias que definem profissionais especializados em áreas como a análise de dados e do chamado ‘big data'.
A nível internacional, empresas como a Netflix, canal online de televisão conhecido pelas suas séries premiadas (House of Cards, Orange is the New Black, etc.) há muito que recrutam este tipo de especialistas. Em Portugal, a busca começa agora, havendo empresas, como a Sonae, que também já perceberam a sua importância para o negócio.
"Temos vindo a acompanhar de forma activa a evolução dos temas de ‘big data' e ‘business intelligence', em especial no sector do retalho", afirma David Ferreira Alves, CIO da Sonae, que revela que a empresa tem "procurado recrutar dentro da diáspora portuguesa", promovendo o regresso de quadros qualificados ao país, e que também tem apostado na formação interna. A Sonae está, nesse sentido, a desenvolver uma nova academia de formação nas áreas de ‘business intelligence' & ‘analytcs', que integrará a sua universidade interna.
Otipo de formação procurada passa pela engenharia informática, pela computação, mas também pela informática de gestão, diz a Hays. Mas por requerer competências em áreas tão "diversas", David Ferreira Alves, da Sonae, destaca que "é normal as equipas terem vários membros com graus avançados", como doutoramentos, em áreas analíticas.
O CIO da Sonae destaca ainda a capacidade das universidades portuguesas na formação de "excelentes profissionais nas competências necessárias" nas áreas de ‘big data' e de ‘business intelligence', ressalvando que os processos de recrutamento - onde a procura é hoje maior que a oferta - decorre a nível internacional.
(…)


Publicado por: GRH1

Comentário:

Nesta notícia podemos ver que a SONAE, está a tentar evoluir no que diz respeito ao recrutamento para a sua organização. A SONAE procura profissionais para a análise de dados, sendo que este é um ponto estratégico para as empresas, e a empresa destaca ainda a capacidade das universidades portuguesas formarem pessoas com tais competências, encontrando assim a “matéria-prima” necessária para as organizações dentro do próprio país.

“O valor das pessoas, é muito mais do que monetário” – GRH1


Nenhum comentário:

Postar um comentário