Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Futuro do Recrutamento e da Selecção Online

A busca por talentos no mercado de trabalho sempre foi um desafio para as instituições, e na Era do Conhecimento que se vive hoje, as pessoas são o grande diferencial, gerando uma vantagem competitiva.
O modelo de recrutamento de pessoas tradicional é utilizado para o preenchimento de posições novas ou de substituição nas empresas, mas muitas vezes se torna burocrático, lento e muito custoso. O processo passa desde a constatação da necessidade da vaga de emprego, divulgação de anúncios em jornais e revistas especializados, recebimento de currículos através de cartas ou malotes, abertura e classificação de todos estes currículos, seleção dos perfis ideais, contato com os candidatos e, finalmente, o agendamento para início das entrevistas e processo seletivo.
As condições sociais, econômicas, culturais e organizacionais são fatores determinantes na prática de Recursos Humanos e com o advento da Globalização, o crescimento e a difusão da internet, começaram a surgir práticas de gestão que buscam a competitividade, fundamentadas nestes temas, como exemplos de sucesso destacam-se o e-business e o e-commerce. Todas estas transformações acabaram por levar ao surgimento do e-RH, ou seja, dos Recursos Humanos Virtual, que se refere ao uso de sistemas, mídia eletrônica e redes de telecomunicações para o desempenho da função de Recursos Humanos.
O recrutamento e seleção de profissionais, por meio de sites na internet, começou a surgir no Brasil no final da década de 90 e começo de 2000. Algumas pioneiras neste mercado se inspiraram em modelos americanos, mas adaptadas à nossa realidade.
(…)


Publicado por: GRH1


“O valor das pessoas, é mais do que monetário”- GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário