Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho, aponta pesquisa

 Profissionais reclamam de falta de reconhecimento e excesso de tarefas. Empresa deve avaliar perfil do colaborador para resolver a situação.

A insatisfação com o trabalho é um problema que a cada dia afeta mais profissionais. Falta de concentração e de foco, produção reduzida e distração são algumas das características dos profissionais insatisfeitos. Pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho.
"Geralmente a insatisfação com o trabalho é silenciosa e apenas quando algum problema ou conflito aparece é que as reclamações surgem e as insatisfações são expostas", afirma o coach Riccardo Oliveira.
Esse problema pode ser potencializado, aumentando o número de erros do funcionário se não houver uma interferência do líder. "A pior decisão que um líder pode tomar é ignorar ou não agir para melhorar a situação com o funcionário ou equipe insatisfeita", diz Oliveira.
Segundo a pesquisa, a insatisfação em 89% dos casos tem a ver com reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento.
(…)
Segundo Oliveira, profissional e empresa podem trabalhar juntos para tentar acabar com a insatisfação. A empresa deve avaliar o perfil do colaborador para saber se ele está na área e na função mais adequada e também entender quais os motivos da insatisfação. Já o profissional deve listar os pontos negativos e apresentar para a chefia imediata. A partir daí, as duas partes devem trabalhar em conjunto para encontrar uma solução que seja boa para todos.


Publicado por: GRH1

Comentário:

Por mais que hoje em dia se note que os gestores se preocupam com a felicidade e o bem-estar dos seus colaboradores, a verdade é que ainda há muitos chefes negligentes e colaboradores insatisfeitos com o trabalho. Dada a situação, torna-se necessário tomar medidas no sentido de motivar e criar um ambiente de trabalho que perspetive um ideal de felicidade e bem-estar. Os gestores têm de estar mais atentos aos comportamentos dos colaboradores tentando ao mesmo tempo incitar confiança e segurança aos mesmos e dar-lhes as ferramentas necessárias á criação de um clima motivador.

“O valor das pessoas, é mais do que monetário.” – GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário