Translate

sábado, 4 de abril de 2015

Gestão de recursos humanos, desenvolvimento profissional e coaching - Uma perspetiva integrada

Vanessa Henriques — 27 Janeiro, 2015

Os desafios colocados aos gestores de recursos humanos

A gestão de recursos humanos e o coaching
(…)
Uma das mais recentes modalidades de intervenção para o desenvolvimento profissional é o coaching[1], que assume um papel determinante no apoio à triangulação entre desempenho, mudança e transformação organizacional. Muitas organizações têm implementado programas de coaching como meio para facilitar a aprendizagem organizacional, encorajar o desenvolvimento das competências profissionais e ir ao encontro das reais necessidades dos colaboradores, ao mesmo tempo que atua como um mecanismo de intervenção e de transformação da organização, no sentido de um alinhamento mais «costumizado» em processos de mudança. Esta nova perspetiva que o coaching nos traz, de desenvolvimento, é erigida em princípios que permitem que cada pessoa tome a responsabilidade (com consciência) sobre as suas caraterísticas pessoais, de modo a, com base nas suas experiências vividas, definir o percurso de validação, construção e desenvolvimento das suas competências atuais e futuras.
(…)
Resistências e obstáculos comuns nas organizações
O tempo; a responsabilidade no autodesenvolvimento; a solidão dos executivos.
(…)
[1] O conceito de coaching que está subjacente a este artigo refere-se ao processo pelo qual qualquer colaborador de uma organização promove as suas habilidades, competências e conhecimentos no sentido de tornar o seu trabalho mais eficiente.


Publicado por: GRH1

Comentário:

Hoje em dia, cada vez mais se verifica o aparecimento de novas formas de implementar nas empresas um ambiente de aprendizagem, de motivação e de integração. O coaching é uma modalidade que, segundo o artigo, permite facilitar a aprendizagem organizacional, desenvolver as capacidades profissionais e ir ao encontro das necessidades dos colaboradores, ao mesmo tempo que é um processo que atua como um mecanismo de intervenção e transformação da organização. Assim, o coaching passa por ser uma alternativa eficaz quando se trata de questões relacionadas com a formação, integração e motivação dos colaboradores, facilitando a aprendizagem e mudança organizacional.

"O valor das pessoas, é muito mais do que monetário" - GRH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário