Cristina Barros — 14 Outubro, 2014
O papel da empresa na formação e desenvolvimento dos colaboradores é
vital para os seus resultados. Para além das competências já adquiridas, as
empresas têm a missão de explorar o potencial de cada colaborador e despertar a
sua motivação.
Acredito que o paradigma da formação está a mudar. Queremos que as
pessoas nas organizações sejam «o peixe ou o pescador»? Se queremos que sejam o
pescador e provoquem a mudança, começando em si próprias, as empresas têm de
apostar no que realmente move as pessoas. Então a questão é mesmo essa: o que
motiva os colaboradores?
(…)
Quando pensamos no desenvolvimento das pessoas temos de ter a visão
global da empresa e a motivação do colaborador em particular.
(…)
A formação contribui, pela sua simples existência, para a continuação de
uma identidade profissional, quanto mais não seja ao criar uma cultura comum e
sobretudo o impacto no modo de falar, raciocinar, colocar e resolver problemas.
Possibilitar um maior enriquecimento através da articulação de conhecimentos,
tarefas e métodos com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências.
(…)
Se encararmos as inovações nas empresas como uma construção social que
ocorre num sistema de comportamentos interdependentes, conduz-nos a um melhor
entendimento se a reinvenção da formação passar por fazer dos seus monitores −
sejam formadores internos ou externos − produtores de conhecimento. Esse
objetivo só será alcançado nas organizações que apostem na formação como
produtora de saberes.
Com esta estratégia estamos a desenvolver pescadores nas organizações.
Porque apostam no seu conhecimento, experiência e motivação para passar o saber
e o saber fazer.
Publicado por: GRH1
Comentário:
Os colaboradores são o espelho da empresa, isto é, são eles que fazem a
própria empresa e são eles que fornecem e garantem os resultados e que provocam
a mudança. Sendo assim, é importante apostar constantemente na formação,
motivação e desenvolvimento dos colaboradores. De acordo com este artigo, a formação
permite o enriquecimento através da articulação de conhecimentos, tarefas e
métodos com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades dos colaboradores.
Assim e através de uma estratégia de formação e inovação desenvolvem-se “pescadores”,
que segundo o artigo, são os que apostam no seu conhecimento, experiência e
motivação para passar o saber.
“O valor das pessoas, é muito mais do que monetário.” – GRH1
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