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sábado, 4 de abril de 2015

Formar, transmitir e acompanhar - por Nélia Vicente (Responsável pela direção de consultoria da Fórmula do Talento)

Cristina Barros — 14 Outubro, 2014

O papel da empresa na formação e desenvolvimento dos colaboradores é vital para os seus resultados. Para além das competências já adquiridas, as empresas têm a missão de explorar o potencial de cada colaborador e despertar a sua motivação.
Acredito que o paradigma da formação está a mudar. Queremos que as pessoas nas organizações sejam «o peixe ou o pescador»? Se queremos que sejam o pescador e provoquem a mudança, começando em si próprias, as empresas têm de apostar no que realmente move as pessoas. Então a questão é mesmo essa: o que motiva os colaboradores?
(…)
Quando pensamos no desenvolvimento das pessoas temos de ter a visão global da empresa e a motivação do colaborador em particular.
(…)
A formação contribui, pela sua simples existência, para a continuação de uma identidade profissional, quanto mais não seja ao criar uma cultura comum e sobretudo o impacto no modo de falar, raciocinar, colocar e resolver problemas. Possibilitar um maior enriquecimento através da articulação de conhecimentos, tarefas e métodos com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências.
(…)
Se encararmos as inovações nas empresas como uma construção social que ocorre num sistema de comportamentos interdependentes, conduz-nos a um melhor entendimento se a reinvenção da formação passar por fazer dos seus monitores − sejam formadores internos ou externos − produtores de conhecimento. Esse objetivo só será alcançado nas organizações que apostem na formação como produtora de saberes.
Com esta estratégia estamos a desenvolver pescadores nas organizações. Porque apostam no seu conhecimento, experiência e motivação para passar o saber e o saber fazer.


Publicado por: GRH1

Comentário:

Os colaboradores são o espelho da empresa, isto é, são eles que fazem a própria empresa e são eles que fornecem e garantem os resultados e que provocam a mudança. Sendo assim, é importante apostar constantemente na formação, motivação e desenvolvimento dos colaboradores. De acordo com este artigo, a formação permite o enriquecimento através da articulação de conhecimentos, tarefas e métodos com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades dos colaboradores. Assim e através de uma estratégia de formação e inovação desenvolvem-se “pescadores”, que segundo o artigo, são os que apostam no seu conhecimento, experiência e motivação para passar o saber.

“O valor das pessoas, é muito mais do que monetário.” – GRH1

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