A sapiência da liderança inclui a
determinação de saber como constituir a sua equipa ou como criar o ambiente
motivacional mais coerente no caso de equipa já constituída.
O ideal é que o líder
constitua ou selecione para a sua equipa elementos dotados de motivação
intrínseca, esta motivação será o elixir da alta performance nos bons e nos
menos bons momentos. Neste sentido é fundamental ter indivíduos que tenham
prazer e satisfação pelo que fazem e que o seu foco esteja na melhoria contínua
e no desejo de serem mais competentes, tendo sempre sede de saber mais.
Se pelo contrário
tiver na sua equipa elementos dependentes de recompensas externas, tais como
prémios de produtividade, entre outras, não espere alta performance nem
fidelidade.
Também Daniel Pink
defende que os líderes devem criar novas condições de motivação, nomeadamente
assente nos três pilares da motivação intrínseca:
-
Autonomia: controlo efetivo da nossa vida, realizando tarefas de forma autónoma
e obtendo sensação de felicidade;
-
Domínio: aprendizagem constante de forma a elaborarmos as nossas tarefas com
mestria e de forma cada vez mais perfeita;
-
Propósito: capacidade de percecionar que o nosso trabalho é determinante para o
bom desempenho da organização e que o melhoramento do desempenho individual
impacta no resultado final da organização.
Também
caberá à liderança a identificação do nível de maturidade de cada colaborador
de forma a adequar o estilo de gestão de acordo com as necessidades individuais,
ou seja, criar as condições motivacionais conforme cada colaborador e o seu
perfil de desenvolvimento.
Fazer
uma gestão de pessoas personalizada gera mais confiança, proximidade e então
facilita o trabalho do líder de forma a compreender as necessidades de cada
indivíduo.
A
performance da liderança está diretamente dependente da forma como se consegue
utilizar e potenciar a motivação.
Publicado
por: GRH1
Comentário:
Com a leitura
deste artigo, podemos observar que a liderança e a motivação são dois pontos
que estão inteiramente relacionados, isto porque, é através destes dois
factores que conseguimos conquistar os nossos trabalhadores. Do ponto de vista
do autor deste artigo é necessário ter trabalhadores que apresentem satisfação
e gosto pelo seu trabalho.
“O
valor das pessoas, é muito mais do que monetário” – GRH1
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